Projeto Popular

CUT realiza encontro para debater construção dos comitês de luta e brigadas digitais

Presidente da CUT, Sérgio Nobre, presidenta do PT, Gleisi Hoffmann e o diretor do MST, João Paulo participam na segunda (23) de encontro via Zoom que vai reforçar a unidade e mobilização para mudar o Brasil
Card divulgação CUT

Por Redação CUT

Desde que a CUT lançou, no início deste ano os projetos Comitês de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora, pela Vida e Democracia e as Brigadas Digitais é grande a mobilização de dirigentes sindicais e militantes criando espaços para ajudar a reconstruir o Brasil.

E na próxima segunda-feira (23), um encontro via  Zoom, que vai reunir o presidente nacional da CUT, Sérgio Nobre, a presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e João Paulo Rodrigues, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) vai reforçar a unidade e mobilização para mudar o Brasil.

No Encontro Nacional Construindo os Comitês de Luta e as Brigadas Digitais, as três lideranças vão expressar a unidade ação entre as diversas inciativa de Comitês e organização de base e os participantes poderão trocar experiências e conhecer os maiores desafios na caminhada de construção dos comitês e das brigadas com sindicalistas e militantes de todo o país.

Para participar, é só clicar aqui: https://bit.ly/3sFqmeH

Ex-presidente Lula lançou Comitês Populares em março durante visita no assentamento Eli Vive, do MST, no Paraná. Foto: Ricardo Stuckert / Divulgação

O que são os comitês de luta?

Em fevereiro, no dia do lançamento dos comitês, Sérgio Nobre explicou o projeto dizendo que Comitês de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora, pela Vida e Democracia é um instrumento de luta para mobilizar trabalhadores e trabalhadoras para que o Brasil retome o rumo do desenvolvimento econômico e social do país.

O que é o projeto Brigadas Digitais da CUT?

Lançando em março, o projeto Brigadas Digitais da CUT também é um instrumento de organização da sociedade e dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil, que, neste caso, vão atuar nas redes sociais para disseminar informação de qualidade – fatos reais – sobretudo via WhatsApp, sobre temas importantes e que se referem à vida cada cidadão. 

O objetivo é fortalecer a democracia combatendo um dos piores males surgidos nos últimos tempos, as fake news, que espalham mentiras, ódio e intolerância, que podem destruir democracias e levar o extremismo de direita ao poder.

Cadastre seu comitê

Já está disponível o formulário para que a militância faça o cadastro dos seus comitês locais. É uma etapa muito importante do processo organizativo, pois a partir do cadastro comitê passa a fazer parte de uma rede nacional de mobilização e ação em defesa da vida da classe trabalhadora e da democracia.

Acessehttp://comitesdeluta.cut.org.br

Material de Apoio

A CUT produziu o Guia Sindical de Organização e Mobilização dos Comitês de Luta e outros materiais para identidade visual do seu comitê. Acesse aqui.