Amazônia Legal teve 49% das desapropriações em 2004

Informativos – Últimas do MST
Amazônia Legal teve 49% das desapropriações em 2004

05/01/2005

O balanço parcial das ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário mostra que somente 68 mil famílias Sem Terra foram assentadas em 2004. Mas a promessa do governo no Plano Nacional de Reforma Agrária era assentar 115 mil famílias por ano até 2006.

Dos oitocentos e setenta e cinco mil hectares de terra que foram desapropriados no ano passado, 49% ficam na Amazônia Legal. Ou seja, áreas desmatadas da floresta onde as famílias sofrem por falta de infra-estrutura como saneamento básico, energia e escolas.

Para o professor de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo, Ariovaldo Umbelino, a greve de servidores do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e o atraso na liberação de recursos prejudicaram parcialmente o cumprimento da meta. Além disso, os ruralistas utilizaram da Justiça para contestar todo ato de desapropriação em 2004.

João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST, acredita que é preciso dar prioridade às desaproriações para garantir a democratização do acesso à terra. Caso contrário, não será adotada uma verdadeira política de Reforma Agrária.