Em Cuiabá, mulheres fazem ato contra Bush

Mais 200 mulheres da Via Campesina realizaram uma marcha de 8 quilômetros do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), que está ocupado desde fevereiro, até o centro de Cuiabá, no Mato Grosso, na manhã desta quinta-feira (08/03), no Dia Internacional da Mulher.

Um ato político reuniu os movimentos do campo e da cidade, sindicatos de professores e bancários, pastorais e a senadora Serys Shessarenko (PT-MT), em protesto contra a política de guerra do presidente George W. Bush, que chega hoje ao país. “O nosso ato conseguiu chamar a atenção da sociedade”, disse Itelvina Mafioli, da direção nacional do MST.

Reforma Agrária

O MST ocupa a superintendência do Incra em Cuiabá desde 25 de fevereiro para cobrar a agilização do processo de Reforma Agrária no Mato Grosso.

Em 2006, estava previsto o assentamento de 1.000 famílias do movimento. Receberam o lote apenas 38 famílias. Em todo o estado, há 3.600 famílias vivendo em acampamento à beira de estrada.

“A Reforma Agrária está parada no Mato Grosso”, diz Itelvina. Além de assentamentos, o MST cobra projetos para infra-estrutura, habitação e crédito para a produção agrícola dos assentados.

“O Incra do Mato Grosso não se posicionou nem assumiu qualquer compromisso com os acampados”, denuncia Itelvina. A superintendência estadual alega que depende do órgão nacional para fechar a negociação com o movimento.

Diante disso, o MST aguarda reunião ainda nesta quinta-feira com autoridades do Incra estadual e nacional. “Até que sejam resolvidos nossos problemas, a mobilização vai continuar na capital”, diz.