Fazendeiro ameaça Sem Terra e impedi que colham a lavoura, no Alto Paranaíba

Da Página do MST

O latifundiário da Fazenda Porto Seguro, em Serra do Salitre, no Alto Paranaíba (MG), está impedindo que as famílias acampadas colham as lavouras que plantaram na área. Acompanhado de uma milícia armada, o fazendeiro está usando maquinas agrícolas para barrar os Sem Terra.

As famílias temem a eminência de uma tragédia, pois o fazendeiro mantém um grupo de milícia armada no local e promete impedir, a qualquer custo, os Sem Terra de colher a produção plantada.

A área foi reocupada por 200 famílias do MST, no último dia 20 de maio, quando os Sem Terra voltaram a montar o acampamento Chico Mendes no local. As famílias haviam sido despejadas de forma violenta da área pelo fazendeiro, no final de março, que juntamente com 20 pistoleiros armados invadiram o acampamento e atearam fogo em vários barracos.

O MST exige o direito das famílias acampadas em realizar a colheita da produção cultivada na fazenda e cobra do governo federal a destinação do latifúndio para fins de reforma agrária, criando o assentamento no local.

Contexto

A fazenda foi ocupada a primeira vez pelo MST em 22 de janeiro do ano passado.

Os Sem Terra repudiam a postura arcaica do chefe de obtenção de terras do Instituto de Colonização e Reforma Agrária de Minas Gerais (Incra), que foi procurado pelo proprietário da fazenda Porto Seguro para negociação, mas não tomou as devidas providências para evitar o despejos das famílias Sem Terra.