RS é palco de mobilizações de centenas de mulheres nesta semana



Da Página do MST*


Desde o último sábado (8), centenas de mulheres do campo e da cidade, vinculadas a movimentos sociais, realizam diversas manifestações por todo o estado do Rio Grande do Sul.

Da Página do MST*

Desde o último sábado (8), centenas de mulheres do campo e da cidade, vinculadas a movimentos sociais, realizam diversas manifestações por todo o estado do Rio Grande do Sul.

Nesta terça-feira (11), cerca de 300 mulheres promovem uma manifestação no município de Frederico Westphalen. A atividade envolve momentos de estudo sobre o tema da violência, mostra de produção de alimentos e marcha pela cidade.

Paralelamente, em Cruz Alta, mulheres camponesas realizam estudo sobre o tema da violência doméstica.

Nesta quarta-feira (12), as mulheres camponesas que produzem por meio da agroecologia serão homenageadas às 14h na Assembleia Legislativa, pela Deputada Estadual Marisa Formolo.

Leia mais:
Em Recife, camponesas ocupam Incra por Reforma Agrária Popular
Jornada de Luta das Mulheres da Via Campesina 2014

Durante toda a semana acontecem ações nos municípios de Santa Cruz, Pelotas, Palmeira das Missões, Porto Alegre, Canoas e Santa Maria.

As atividades seguem até o próximo sábado (15) com diversas ações que envolvem acampamentos, debates feministas (combate a violência, programa camponês, plebiscito popular), feiras e marchas com temas construídos pelas mulheres para esta jornada.

Movimentos sociais como o MST, Levante Popular da Juventude, Movimento de Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e Marcha Mundial de Mulheres coordenam estas atividades.

Outras ações

A jornada se iniciou com atividades municipais e regionais no dia 8 de março de 2014.

Na segunda-feira (10), as mulheres camponesas realizaram na parte da manhã uma feira na cidade de Três Cachoeiras, e no período da tarde ocorreu um ato político com falas do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e de representação de entidades municipais sobre o tema da violência.

Na sequência, as mulheres foram até a delegacia local cobrar e entender como são feitos encaminhamentos a respeito de casos de violência cometida contra as mulheres.