Dia 16 de novembro de 2024

Entenda como o Agronegócio destrói a Amazônia e o Cerrado

O assentamento Califórnia, no Maranhã localizado no coração do Bioma Amazônico é um foco de resistência, cercado pelos Eucaliptos da multinacional Suzzano. Já no assentamento Belém (MA), o Bioma do Cerrado é mantido através da Agroecologia e se contrapõe à destruição das antigas áreas de Bacurizeiros pela Monsanto / Bayer. Saiba mais!
Alfabetizar é emancipar

Alfabetizar é emancipar

“Que valores? Que ideologia? Que transformação?”, essas questões são apontadas por Djacira Araújo, do setor de educação, ao pensar a leitura e escrita como instrumentos de emancipação.

MST perde o militante Junior em acidente de carro na divisa de AL e BA

Da Página do MST

É com grande tristeza que informamos que o companheiro Junior Bernardo, da direção estadual do MST em Pernambuco, faleceu na tarde desta sexta-feira (15), em acidente de carro próximo a divisa de Alagoas e Bahia.

Junior, que tinha 29 anos, atuava no setor de produção, fazia o curso Serviço Social na UFRJ/ FioCruz, era casado e tinha um filho de 4 anos.

Indústria do eucalipto toma 720 hectares por dia no país

Da Folha de S. Paulo O Brasil ganhou nos últimos anos 720 hectares por dia de plantações de eucalipto. A quantidade, estimada pela Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas, equivale a 4,5 parques Ibirapuera ou a 960 campos de futebol. Parte das novas áreas pertence a empresas estrangeiras, como a sueco-finlandesa Stora-Enso, que viraram um dos principais alvos de críticas de grupos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra). A árvore é utilizada na fabricação de papel, celulose e carvão vegetal ou aproveitada como madeira.

“Fiscalização do trabalho escravo deve ser mais rígida”, cobra procurador

Da Radioagência NP Novas alternativas para combater o crime de trabalho escravo estão sendo discutidas no Pará. Nesta semana, o município de Marabá (PA), região historicamente conhecida pela incidência de crimes dessa natureza, recebe o seminário “Efetividade da Tutela Preventiva e Repressiva no Enfrentamento do Trabalho Escravo Contemporâneo”.

Brasil poderá ter marco regulatório para a radiodifusão

Da Radioagência NP O debate sobre a construção de um marco regulatório para a radiodifusão no Brasil se intensificou na reta final das eleições de 2010. Sobretudo depois de determinados setores anunciarem apoio à candidatura de José Serra (PSDB). Por meio da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, o governo prepara um projeto que deverá ser enviado ao Congresso Nacional pela presidente eleita Dilma Roussef (PT), que já se comprometeu a garantir a liberdade de imprensa no país.

O MST, o STF e a função social da propriedade

Artigo do Procurador Federal e Coordenador-Geral Agrário da Procuradoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Bruno Rodrigues Arruda e Silva, contrapõe publicação da Folha de S. Paulo do dia 26 de outubro. Leia abaixo:

Xavante participam de julgamento sobre terra indígena

Do Cimi Cerca de 40 lideranças Xavante estão em Brasília para participar de julgamento sobre a terra Maraiwatsede, demarcada como terra indígena em 1993. A terra, localizada no norte do Mato Grosso, está invadida por diversos fazendeiros, que questionam na justiça a demarcação da terra. O julgamento acontece nesta segunda-feira (16/11), a partir das 14h, no Tribunal Regional Federal 1ª região.

Organizações lutam contra projeto de lei que retira rotulagem de transgênicos

Da Adital Os consumidores brasileiros podem perder o direito de saber se o alimento que está consumindo contém ou não ingredientes transgênicos. Isso porque já está na pauta do plenário da Câmara dos Deputados o projeto de lei (PL 4.148/2008) que restringe as informações sobre transgênicos nos rótulos de produtos que contenham tais componentes.

Sem Terra ocupam sede do Incra no Ceará

Desde a manhã desta segunda-feira (16/11), 400 trabalhadores Sem Terra ocupam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Fortaleza, no Ceará. Os trabalhadores reivindicam a atualização dos índices de produtividade pelo governo federal, a renegociação das dívidas dos pequenos agricultores e assentados, bem como mais infra-estrutura para assentamentos do estado.

Debate sobre petróleo marca Congresso de Agroecologia

Debates realizados em Curitiba, sobre os temas do pré-sal e o legado de Carlos Marighella, apontam a necessidade de mobilização, trabalho de base e popular, refletindo sobre a necessidade de organizar as massas a partir de suas necessidades.

Serraria é obrigada a desocupar área de conflito no Pará

A Justiça Federal determinou que uma serraria no Pará se retire de uma área em que o governo federal pretende reassentar agricultores familiares que hoje vivem na terra indígena Alto Rio Guamá, dos índios Tembé, no nordeste do estado. A decisão pune a empresa pela ocupação irregular da área - que pertence à União - e pode ajudar a pôr um fim em uma situação de conflito entre indígenas e agricultores que se arrasta há 40 anos.

Sem Terra são ameaçados em Gália

Na tarde de ontem (15/11), cerca de 40 famílias que ocupam uma área já desapropriada para fins de Reforma Agrária em Gália, região de Marília (SP), foram ameaçadas por um latifundiário local. Os Sem Terra do acampamento Margarida Maria Alves…

MST ocupa sede do Incra em Andradina

Na manhã de hoje, cerca de 800 trabalhadoras e trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam a sede do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no município de Andradina, região noroeste de São Paulo. Participam da mobilização 600 Sem Terra…

Mais de 40 trabalhadores são libertados da escravidão no MA

Às vésperas da II Conferência Interparticipativa sobre Trabalho Escravo e Super-Exploração em Fazendas e Carvoarias no Brasil, a unidade móvel da Delegacia Regional do Trabalho, junto com a Polícia Federal, resgatou 44 trabalhadores que viviam em condições análogas à escravidão.…

Sem Terra sofrem perseguição na Paraíba

Hoje pela manhã, as 35 famílias de trabalhadores rurais que estão acampadas na Fazenda Ipoeiras, no município de Camalaú (PB), foram presas arbitrariamente pela Polícia Militar. A área, considerada improdutiva, tem 1.020 hectares e fica na região do Cariri, área…

Missão investiga violações de direitos humanos em Felisburgo

Uma missão da Relatoria Nacional para os Direitos Humanos à Alimentação Adequada, Água e Terra Rural, da Plataforma DHESCA Brasil, faz uma visita na manhã de hoje em Felisburgo (MG), na região do Vale do Jequitinhonha, para apurar denúncias de…

MST retoma marcha em Santana do Livramento (RS)

O MST retomou nesta quinta-feira a marcha em direção à Fazenda Southall, em São Gabriel (RS). Cerca de 350 trabalhadoras e trabalhadores rurais caminham na BR 158, próximos a Rosário do Sul. O Movimento reivindica a desapropriação da Fazenda Southall,…