Padrão consumista das classes A e B é insustentável

Da Radioagência NP

Se toda a população mundial adotasse padrão de consumo semelhante ao das classes A e B brasileiras, seriam necessários três planetas para suprir todos os recursos utilizados. A informação pertence a um estudo da Organização Não-Governamental (ONG) WWF-Brasil.

A ONG ressalta que apesar destas classes possuírem uma melhor formação escolar e serem mais informadas, falta ainda uma reflexão crítica sobre suas posturas consumistas.

No estudo, onde mais de duas mil pessoas foram ouvidas, ficou constatado que 13% dos entrevistados usam o carro como único meio de transporte e que as classes A e B gastam mais tempo no banho – tempo superior a 20 minutos. Se esse tempo fosse reduzido pela metade, a água economizada seria suficiente para abastecer, por um dia, uma cidade com mais de seis milhões de habitantes.

O coordenador do programa Educação para Sociedades Sustentáveis da WWF, Irineu Tamaio, fala sobre as conseqüências de tal postura.

“O estilo de vida e o padrão de consumo das classes A e B brasileiras é altamente insustentável, caso continue nesses padrões. Vivemos em uma sociedade que nos induz ao consumo e nós não somos contra isso. O que nós temos é que pensar modelos de desenvolvimento que tenham a capacidade de atender ao consumo demasiado, mas de forma que não gere mais pressão sobre os recursos naturais.”

Irineu afirma que um outro problema está no fato de que o estilo de vida das classes A e B servem de referência paras as demais classes emergentes no Brasil.