Na batalha das ideias, a memória é território em disputa. Enquanto a grande mídia do imperialismo fabrica versões, omite contextos e criminaliza a resistência dos povos, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se propõe à tarefa de organizar, preservar e divulgar este momento histórico para a América Latina. Reunimos aqui, de forma sistematizada, a produção documental e jornalística que resgata a solidariedade e parceria do MST e do povo venezuelano. Este arquivo vivo serve como trincheira contra o apagamento histórico e as notícias falsas do Norte Global, garantindo que a narrativa da nossa caminhada comum seja escrita por quem a vive, e não por quem a distorce.

Neste especial, militantes, pesquisadores e a sociedade em geral encontram materiais nacionais e internacionais, com relatos, análises, vídeos e documentos da luta anti-imperialista das terras de Bolívar. Mais do que um acervo, esta compilação é um instrumento de soberania política e pedagógica e fornece às novas gerações e aos movimentos em luta as ferramentas analíticas e o registro factual necessário para compreender, a partir de um olhar descolonizado, a natureza da agressão imperialista e a potência da resposta organizada dos povos. Em tempos de ofensiva recolonizadora, proteger e difundir esta memória é um dever revolucionário.



Boletim nº 22 – Vocação de paz 

Boletim Venezuela em Foco #22

Boletim nº 21 – ‘Ajoelhados, jamais’

Boletim Venezuela em Foco #21: governo de Delcy Rodríguez amplia diálogo, reorganização política e participação popular das comunas

Boletim nº 20 – Anistia e alívio de tensões na Venezuela

Boletim Venezuela em Foco #20: anúncio de lei de anistia busca “curar feridas” e reduzir tensões políticas internas

+ BOLETIM VENEZUELA EM FOCO





Internacionalismo marca 14º Encontro Nacional do MST com delegações de 22 países

Da Página do MST Durante o 14º Encontro Nacional do MST, realizado entre os dias 19 e 23 de janeiro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador (BA), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra reafirmou o internacionalismo como princípio político e prática concreta da luta popular. Além de reunir trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra […]

Ato em solidariedade à Venezuela reúne mais de 3 mil pessoas do MST no Pelourinho (BA)

Salvador se tornou palco da solidariedade ao povo venezuelano e à sua resistência frente à crise humanitária e econômica no país. 

Sementes da Solidariedade, Frutos da Luta: Os militantes médicos e médicas da Turma Egídio Brunetto.

Não é um simples relato de formatura. É um informe de luta, um testemunho de resistência e um compromisso coletivo

Protagonistas de um processo revolucionário

Protagonismo das mulheres se faz presente neste momento histórico, de lutas massivas em Caracas, reivindicando a libertação de Cília Flores e Nicolás Maduro. Confira na coluna Aromas de Março deste mês!

Entrevista: Revolução Bolivariana resiste após ato de guerra dos Estados Unidos contra Venezuela

Carlos Ron, ex-vice-ministro das Relações Exteriores do governo de Nicolás Maduro e pesquisador, conta que o povo segue mobilizado e exigindo o retorno do Presidente Maduro e de Cilia Flores, sequestrados e presos nos EUA

A Revolução Venezuelana segue viva: desarmando a guerra psicológica de Trump

Após operação ilegal dos EUA contra a Venezuela, campanha de desinformação tenta minar a sobrevivência da revolução

Em defesa da soberania da Venezuela

A militância do MST esteve nas ruas dos estados do Brasil e de Caracas (Venezuela), somando-se as grandes mobilizações em defesa da soberania venezuelana e da solidariedade internacionalista entre os povos.

Na partilha do mundo, ou você está sentado à mesa, ou é o menu

Lições do ataque militar dos EUA à Venezuela para o Brasil: caso o Brasil não se sente à mesa, com seus vizinhos, seremos o menu do jantar das potências, onde a regra é a força

Manifestação condena ação de Trump na Venezuela e alerta para riscos à soberania regional

Mais de mil pessoas se reuniram na tarde desta segunda-feira (5), em frente ao Consulado dos Estados Unidos, na zona sul de São Paulo

MST e movimentos populares convocam atos contra sequestro de Maduro e invasão dos EUA à Venezuela

Onda de protestos ocorre em vários países desde sábado (3)

+ NOTÍCIAS