Educação MST
A Educação é uma das áreas prioritárias de atuação do MST, que desde a sua origem desenvolveu processos educativos e incluiu como prioridade a luta pela universalização do direito à escola pública de qualidade social, da infância à universidade. Entendendo que o acesso e permanência é fundamental para inserir toda a base social na construção de um novo projeto do campo e pelas transformações socialistas.
Nesse sentido, o MST busca construir coletivamente um conjunto de práticas educativas na direção de um projeto social emancipatório, protagonizado pelos trabalhadores e trabalhadoras. A construção de uma escola ligada à vida das pessoas, que torne o trabalho socialmente produtivo, a luta social, a organização coletiva, a cultura e a história como matrizes organizadoras do ambiente educativo escolar, com a participação da comunidade e auto-organização dos educandos e educandas, e dos educadores e educadoras.
escolas públicas construídas em acampamentos e assentamentos
crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso à educação garantida
adultos alfabetizados
estudantes em cursos técnicos e superiores
cursos de graduação em parceria com universidades públicas por todo o país
educadores/as,
servidores/as públicos e colaboradores/as em escolas publicas construídas em área de reforma agrária
Escolas Itinerantes
A Escola Itinerante foi criada no âmbito do Movimento Sem Terra, para garantir o direito à educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de itinerância, enquanto estão acampados, lutando pela desapropriação das terras improdutivas e implantação do assentamento.
É uma escola que está voltada para toda a população acampada, o barraco da escola itinerante, é construído antes do barraco de moradia e tem também a função de se converter em um centro de encontros de toda comunidade acampada.
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Como forma de celebrar as quatro décadas do MST, Pernambuco realiza a 40ª Turma do Curso Pé no Chão, Curso Formação de Base que acontece no Centro de Formação Paulo Freire, no Assentamento Normandia em Caruaru (PE).
“A construção dessa educação [do campo] é a única capaz de garantir emancipação”, afirma professor em debate sobre Pronera