Educação MST

A Educação é uma das áreas prioritárias de atuação do MST, que desde a sua origem desenvolveu processos educativos e incluiu como prioridade a luta pela universalização do direito à escola pública de qualidade social, da infância à universidade. Entendendo que o acesso e permanência é fundamental para inserir toda a base social na construção de um novo projeto do campo e pelas transformações socialistas. 

Nesse sentido, o MST busca construir coletivamente um conjunto de práticas educativas na direção de um projeto social emancipatório, protagonizado pelos trabalhadores e trabalhadoras. A construção de uma escola ligada à vida das pessoas, que torne o trabalho socialmente produtivo, a luta social, a organização coletiva, a cultura e a história como matrizes organizadoras do ambiente educativo escolar, com a participação da comunidade e auto-organização dos educandos e educandas, e dos educadores e educadoras.

+ de 2 mil

escolas públicas construídas em acampamentos e assentamentos

200 mil

crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso à educação garantida

50 mil

adultos alfabetizados

2 mil

estudantes em cursos técnicos e superiores

+ de 100

cursos de graduação em parceria com universidades públicas por todo o país

Escolas Itinerantes

A Escola Itinerante foi criada no âmbito do Movimento Sem Terra, para garantir o direito à educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de itinerância, enquanto estão acampados, lutando pela desapropriação das terras improdutivas e implantação do assentamento.

É uma escola que está voltada para toda a população acampada, o barraco da escola itinerante, é construído antes do barraco de moradia e tem também a função de se converter em um centro de encontros de toda comunidade acampada.

Últimas notícias sobre educação:

En Zambia, la campaña de alfabetización y agroecología alcanzó 2.000 personas

La Campaña de Alfabetización y Agroecología Fred M’membe pasa a su segunda fase en 2022, donde llegará a otras tres provincias del país

In Zâmbia, Literacy and Agroecology Campaign trains 2,000 people 

Fred M’membe Literacy and Agroecology Campaign continues into its second phase in 2022, where it will go to three other provinces in the country

Festa da Colheita em comunidade do MST no PR garante 2,5 toneladas de feijão

“É gratificante tirar nosso sustento de um alimento saudável e poder ajudar partilhando”, disse a moradora do acampamento Reduto de Caraguatá, em Paula Freitas (PR)

Se liga na Mostra Cine Educação do Campo!

As exibições acontecem entre os dias 17 de junho a 09 e julho, em cerca de 6 cidades do RJ em áreas de acampamentos e assentamentos do MST e outras áreas rurais

De produtos à resistência: histórias que atravessam a Feira Saberes e Sabores da Terra

Realizada durante a JURA UFMT 2022, evento continua nesta sexta-feira, dia 13, na praça Alencastro, no Centro de Cuiabá (MT)

5 elementos importantes sobre Território do Dicionário Agroecologia e Educação

Confira algumas informações chaves sobre o verbete na publicação