Educação MST

A Educação é uma das áreas prioritárias de atuação do MST, que desde a sua origem desenvolveu processos educativos e incluiu como prioridade a luta pela universalização do direito à escola pública de qualidade social, da infância à universidade. Entendendo que o acesso e permanência é fundamental para inserir toda a base social na construção de um novo projeto do campo e pelas transformações socialistas. 

Nesse sentido, o MST busca construir coletivamente um conjunto de práticas educativas na direção de um projeto social emancipatório, protagonizado pelos trabalhadores e trabalhadoras. A construção de uma escola ligada à vida das pessoas, que torne o trabalho socialmente produtivo, a luta social, a organização coletiva, a cultura e a história como matrizes organizadoras do ambiente educativo escolar, com a participação da comunidade e auto-organização dos educandos e educandas, e dos educadores e educadoras.

+ de 2 mil

escolas públicas construídas em acampamentos e assentamentos

200 mil

crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso à educação garantida

50 mil

adultos alfabetizados

2 mil

estudantes em cursos técnicos e superiores

+ de 100

cursos de graduação em parceria com universidades públicas por todo o país

Escolas Itinerantes

A Escola Itinerante foi criada no âmbito do Movimento Sem Terra, para garantir o direito à educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de itinerância, enquanto estão acampados, lutando pela desapropriação das terras improdutivas e implantação do assentamento.

É uma escola que está voltada para toda a população acampada, o barraco da escola itinerante, é construído antes do barraco de moradia e tem também a função de se converter em um centro de encontros de toda comunidade acampada.

Últimas notícias sobre educação:

Confira a Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular da UFRR

Evento que acontece na UFRR (Bloco II e Parlatório) nos dias 05 e 06 de Junho celebra 10 anos da defesa da Reforma Agrária no âmbito universitário.

MST realiza Sarau de Lançamento do Festival Literário Escrevivências Sem Terra!

Sarau online contou com a presença de cerca de mil estudantes e pelo menos 50 Escolas do Campo do MST, de todas as regiões do país; as inscrições do Festival se iniciam no dia 1 de junho

Escola Nacional Florestan Fernandes debate cidades e classe trabalhadora no dia 27; participe

Atividade terá ainda visita guiada pela escola e almoço; inscrições estão abertas

Uma ideia na cabeça: boné do MST ganha cada vez mais adeptos e é sucesso de vendas

Adereço conquista apoiadores do Movimento e se torna símbolo de resistência e posicionamento político

RNPI se solidariza com MST e os Sem Terrinha

Confira o manifesto dos Sem Terrinha para o Fórum Nacional da Infância e Juventude

Documento foi entregue na sexta-feira (19)durante o I Congresso do Fórum Nacional da Infância e Juventude do Conselho Nacional de Justiça (Foninj), em São Paulo/SP.

Em visita à 4ª Feira da Reforma Agrária, governador da Bahia fala de PL da Agroecologia

Jerônimo Rodrigues afirmou que Estado precisa se adequar para impulsionar políticas de incentivo à produção agroecológica