Apresentação

Nutridas de indignação, mística e rebeldia, as mulheres Sem Terra seguem em luta durante todo mês de março. E de 7 a 14 de março de 2022 realizam a Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, com o lema: Terra, Trabalho, Direito de Existir. Mulheres em Luta não vão sucumbir! 

A jornada conta com ações simbólicas em todo país, com a participação das mulheres do campo e da cidade. 

As camponesas denunciam as violências estruturantes, do sistema capitalista que agride os corpos e adoece as mulheres, a mercantilização da vida, dos territórios e da natureza. Combatem o projeto patriarcal, racista, LGBTfóbico do governo Bolsonaro, do capitalismo, do agronegócio e da mineração. E defendem o projeto de Reforma Agrária Popular e a soberania alimentar.

Ouça a mensagem das Mulheres Sem Terra!


Terra

Espaço de produção e reprodução da vida. A Luta pelo acesso à Terra, além de ser um objetivo do MST, é sinônimo de resistência, enfrentamento ao agronegócio e todas as demais formas de privatização da natureza. A ocupação do latifúndio é uma ação intransigente contra as violências estruturantes, que agride os corpos, adoece e mercantiliza as vidas, territórios e a natureza.

Trabalho

A relação com o trabalho é central na luta das mulheres da classe trabalhadora, incluindo as mulheres Sem Terra. Faz parte da insistência em antecipar o mundo novo ainda no presente. O trabalho, que garante condições dignas de viver, não deve se constituir como elemento de exploração, dominação e opressão. O trabalho socialmente reconhecido, que  posicione as mulheres na pauta econômica, tem como objetivo construir relações igualitárias e livres da violência

Direito de Existir

Não existe luta por transformações radicais se não estarmos a postas, de pé, vivas. A necessidade de posicionarmos o direito de existir nos desperta para ação organizada, com a mística urgente de construir rupturas e impor-nos contra o projeto patriarcal, racista, LGBTfóbico  do capitalismo, do agronegócio e da mineração, expresso no governo Bolsonaro e seu programa genocida.


Uma das maiores artistas da história da música brasileira, Elza Soares construiu uma carreira de quase sete décadas de sucesso sem nunca abrir mão de suas posições políticas. Nascida em uma família muito humilde, composta por dez irmãos, no Rio de Janeiro, sua atuação no mundo da música teve início com um fato que a marcou para sempre. 

Em 1953, Elza Soares participou do programa “Calouros em desfile”, apresentado por Ary Barroso na Rádio Tupi. Naquele momento o apresentador ironizou as roupas simples que Elza vestia e perguntou de que planeta ela vinha, Elza respondeu: “Do planeta fome”. Em toda sua carreira, a artista denunciou um Brasil hoje ainda tão desigual.

O legado de Elza inspira as mulheres Sem Terra para seguirem a luta contra a fome, produzindo alimentos saudáveis, ocupando o latifúndio, denunciando o agronegócio e combatendo todo tipo violência. Por isso afirmamos que ela não morreu. Elza virou encantada e se mantém presente, pois a gente até sente o pulsar do seu coração.


Fotos


Vídeos


Últimas notícias

Justiça condena a 18 anos de prisão o ex-marido de Dona Neura, militante do MST

Após 14 horas de sessão, Sidronio Alves de Lima foi considerado culpado por júri popular

IV Prêmio Frei Henri de Direitos Humanos homenageará mulheres ativistas

A chancela é uma iniciativa da OAB de Xinguara/PA e da Comissão Pastoral da Terra (CPT)

Vó Luzia e a ocupação das mulheres Sem Terra em Lagoa Santa

Confira reflexão das mulheres Sem Terra na Coluna de Março deste mês

Mulheres Sem Terra realizam assembleia no assentamento Cruz do Ouro, na Bahia

Assembleia teve como objetivo discutir as opressões sofridas pelas camponesas, como resultado da violência do capitalismo

Cuidados com as mulheres Sem Terra destaca resistência feminina em assentamento na BA

Brigada Elias do Paraná, no extremo sul da Bahia realizou dia de cuidados com as camponesas do MST e troca de ideias sobre o empoderamento das mulheres

Questão fundiária e influência política em área de milícia motivaram assassinato de Marielle Franco, diz PF

Vereadora queria que área desejada por milicianos fosse entregue à moradia popular, apontam investigações

+ NOTÍCIAS


Para Baixar!