Solidariedade Sem Terra

MST do Paraná partilha 75 toneladas de alimentos em ação solidária

As doações foram distribuídas entre as famílias em situação de vulnerabilidade no Paraná e no Rio Grande do Sul

Foto: Comunicação MST PR

Por Setor de Comunicação e Cultura do MST PR

Da Página do MST

Na última semana, famílias Sem Terra de todas as regiões do Paraná se organizaram para arrecadar alimentos em suas áreas de acampamentos e assentamentos. Além dos alimentos frutos da Reforma Agrária Popular, também separam alimentos não perecíveis, água, produtos de limpeza e higiene, roupas e cobertores para partilhar em solidariedade com as famílias em situação de vulnerabilidade, tanto no Paraná, quanto no Rio Grande do Sul.

Ao todo foram 75 toneladas de alimentos reunidas pelas famílias Sem Terra. Nesta última sexta-feira (24), chegaram ao Rio Grande do Sul, no assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, 30 toneladas de alimentos, capacidade máxima que os caminhões dos Correios poderiam levar. O restante dos alimentos serão distribuídos na periferia das cidades onde esses alimentos foram arrecadados, e para as entidades locais.

Tainara Carvalho, estudante do curso técnico em Administração de Cooperativas (TAC) do Instituto Josué de Castro, está ajudando na organização dos alimentos que chegam.

“Hoje recebemos duas carretas, dos nossos camaradas do Paraná, doação vinda direto dos nossos assentamentos. (…) E falar que nesse momento de dor é muito importante receber essas coisas dos nossos companheiros, que com o pouquinho que tem também conseguem dividir. Então é muito bonita essa solidariedade!”

– conta a estudante.

Fotos: Comunicação MST PR

A entrega foi feita a partir da parceria com os Correios. Um coletivo do MST ficou no galpão dos Correios de Londrina para ajudar a organizar e separar os materiais e alimentos que eles mesmos levaram para doação.

“Chegou vários alimentos não perecíveis para levar para as famílias lá do Rio Grande do Sul, nossas famílias Sem Terra que estão aguardando esse alimento pra poder alimentar o corpo e aquecer a alma com a nossa força, nossa força de vontade, nossa força de luta que nos une”, afirma Sandra Ferrer, moradora do assentamento Eli Vive e da Direção Estadual do MST.

10ª Campanha de Solidariedade da Brigada Cacique

Além de arrecadar alimentos para apoiar as famílias do RS, as comunidades do MST de Guarapuava e Pinhão se mobilizaram para a 10ª Campanha de Solidariedade da Brigada Cacique Guairacá, localizada na região de Guarapuava e Pinhão. 

“O pouco que eu tenho eu sirvo com bom gosto, e se eu pudesse ajudar mais, eu ajudava. A gente reza muito e pede pra Deus que olhe por todas as pessoas que estão lá, que Deus de força, de saúde, e vida, e também não passe necessidade, que a gente possa ajudar, o mundo inteiro tá ajudando”, disse dona Donaría Silveira, camponesa do assentamento Jarau, do município de Cantagalo, que também se somou às doações.

Fotos: Comunicação MST PR

As coletas dos alimentos foram realizadas nos municípios de Guarapuava, Goioxim, Pinhão, Marquinhos, Cantagalo, Laranjeiras do Sul, Campina do Simão, Candói e moradores do distrito do Cavaco. Essas doações foram encaminhadas para o Assentamento Nova Geração para serem embalados e organizados para que os alimentos perecíveis sejam doados para as famílias em situação de vulnerabilidade, asilo Betânia e para o hospital São Vicente de Guarapuava, e os não perecíveis para o Rio Grande do Sul.

O padre Carlos de Oliveira Egler, vigário geral e pároco da Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, em Guarapuava, abençoou os alimentos.

“É uma graça poder participar do momento de benção dos alimentos. Aqui demonstra o fortalecimento da vida, fé e da partilha, temos vários alimentos a serem distribuídos e partilhados para várias regiões, hospital e asilo, além da partilha expressiva que vai lá pro Rio Grande do Sul”.

– narrou o pároco.

Fotos: Comunicação MST PR

O Rio Grande do Sul ainda sofre com as consequências deixadas pelas fortes chuvas e enchentes que atingiram o estado. As ajudas estão chegando de todos os lugares e o estado do Paraná uniu forças para ajudar as companheiras e os companheiros riograndenses.

Solidariedade

Se você ainda não doou ou conhece alguém que possa doar, seguem os dados para ajudar o povo do Rio Grande do Sul:

CHAVE PIX: 09352141000148

Banco: 350

Agência: 3001

Conta: 30253-8

CNPJ: 09.352.141/0001-48

Nome: Instituto Brasileiro de Solidariedade

APOIA.SEhttps://apoia.se/sos_mst

Foto: Comunicação MST PR

*Editado por Lays Furtado