MST comemora conquista de assentamento no Paraná

Por Riquieli Capitani Da Página do MST Uma grande festa da Reforma Agrária será realizada em comemoração à criação do assentamento Eli Vive, em Lerroville, distrito de Londrina, no Norte do Paraná, nesse sábado (28/08). O assentamento, que contará com aproximadamente 600 famílias, vai receber o nome de Eli Dallemole, camponês Sem Terra assassinado em 2008.


Por Riquieli Capitani
Da Página do MST

Uma grande festa da Reforma Agrária será realizada em comemoração à criação do assentamento Eli Vive, em Lerroville, distrito de Londrina, no Norte do Paraná, nesse sábado (28/08).

O assentamento, que contará com aproximadamente 600 famílias, vai receber o nome de Eli Dallemole, camponês Sem Terra assassinado em 2008.

O projeto de Reforma Agrária será implantado nas antigas fazendas Guairacá e Pininga, que somam mais de 7,2 mil hectares. Mais de 600 famílias de trabalhadores Sem Terra, que lutam por um pedaço de terra, serão beneficiadas.

O superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, prevê a abertura de 2.100 empregos diretos com a criação dos assentamentos.

Ato político-cultural

O ato marca a criação do assentamento, com a presença de autoridades, a partir das 8h. Depois, será servido almoço preparado com produtos da reforma agrária. Em seguida, acontecem apresentações culturais e visita a área de assentamento.

Participam da atividade aproximadamente 5.000 mil pessoas, vindas de diversas regiões do Paraná, representantes do governo federal, como a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDA), Márcia Lopes, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, além de autoridades do governo municipal e estadual.

Eli Dallemole, fundador do MST e assentado no município de Ortigueira, no Assentamento Libertação Camponesa, foi executado dentro de casa, por um grupo armado do latifúndio, em março de 2008.

Em reconhecimento a seu exemplo e dedicação à luta, o Movimento vai homenageá-lo, dando o nome ao assentamento de Eli Vive.