Educação MST

A Educação é uma das áreas prioritárias de atuação do MST, que desde a sua origem desenvolveu processos educativos e incluiu como prioridade a luta pela universalização do direito à escola pública de qualidade social, da infância à universidade. Entendendo que o acesso e permanência é fundamental para inserir toda a base social na construção de um novo projeto do campo e pelas transformações socialistas. 

Nesse sentido, o MST busca construir coletivamente um conjunto de práticas educativas na direção de um projeto social emancipatório, protagonizado pelos trabalhadores e trabalhadoras. A construção de uma escola ligada à vida das pessoas, que torne o trabalho socialmente produtivo, a luta social, a organização coletiva, a cultura e a história como matrizes organizadoras do ambiente educativo escolar, com a participação da comunidade e auto-organização dos educandos e educandas, e dos educadores e educadoras.

+ de 2 mil

escolas públicas construídas em acampamentos e assentamentos

200 mil

crianças, adolescentes, jovens e adultos com acesso à educação garantida

50 mil

adultos alfabetizados

2 mil

estudantes em cursos técnicos e superiores

+ de 100

cursos de graduação em parceria com universidades públicas por todo o país

10 mil

educadores/as,
servidores/as públicos e colaboradores/as em escolas publicas construídas em área de reforma agrária

Escolas Itinerantes

A Escola Itinerante foi criada no âmbito do Movimento Sem Terra, para garantir o direito à educação das crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de itinerância, enquanto estão acampados, lutando pela desapropriação das terras improdutivas e implantação do assentamento.

É uma escola que está voltada para toda a população acampada, o barraco da escola itinerante, é construído antes do barraco de moradia e tem também a função de se converter em um centro de encontros de toda comunidade acampada.

Últimas notícias sobre educação:

Oficina sobre Meliponicultura no Pontal do Paranapanema (SP)

A atividade aconteceu no último final de semana e foi organizada por um grupo de discussão sobre agroecologia da Unesp de Presidente Bernardes/SP, e contou com colaboração do Setor de Produção do MST.

21ª Jornada de Agroecologia ocorrerá entre 4 e 8 de dezembro em Curitiba (PR)

O campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sediará a edição de um dos maiores eventos brasileiros dedicados ao tema 

“Rio Capital do G20”, mas, afinal, o que é o G20?

O Grupo dos 20 provém de uma sucessão de fórmulas implementadas pelas maiores economias com o objetivo de regular o sistema financeiro internacional

Acampamento reunirá 4 mil jovens no Rio de Janeiro de 14 a 17 de novembro

A quarta edição do Acampamento do Levante Popular da Juventude reúne jovens de todo o Brasil na luta por direitos

Setor de Formação do MST realiza Encontro do Nordeste em Caruaru (PE)

Militantes de todos os estados nordestinos e dirigentes nacionais participam da reunião até esta quarta

Começa a ação oftalmológica do Sim, Eu Posso! em Maricá/RJ

Serão 11 dias de ação oftalmológica, prevendo o atendimento de aproximadamente 70 pessoas por dia