Jornada de Agroecologia inicia com protesto em Ponta Grossa
Começa, hoje (07/05) e vai até sexta-feira a Jornada de Agroecologia na cidade paranaense de Ponta Grossa. A abertura oficial acontecerá às 18h, no centro de eventos do Parque de Exposições de Ponta Grossa.
Mais de 4 mil pessoas estão sendo esperadas para participar das oficinas, palestras, de uma feira de produtos agroecológicos, de um jantar ecológico e das demais atividades do evento.
Às 14h, antes da abertura oficial, os participantes da jornada fizeram uma caminhada pelas ruas centrais de Ponta Grossa. A caminhada acontecerá em um trajeto de pouco mais de dois quilômetros, da praça Dos Polacos à praça Ponto Azul, palco de um protesto contra os produtos geneticamente modificados. Serão distribuídos 4 mil pratos descartáveis, onde pode-se ler: “Transgênico, eu não como!”. Os participantes da caminhada queimaram alimentos transgênicos, num protesto contra o latifúndio, os alimentos geneticamente modificados e a fome, em defesa da reforma agrária, da agroecologia e da soberania alimentar.
No segundo dia (08/05), oficinas práticas discutirão e apresentarão experiências sobre as temáticas de insumos agroecológicos, transgênicos, agrotóxicos, uso da água, políticas públicas, comercialização e certificação participativa, sementes crioulas, manejo agroflorestal, plantas medicinais, produção de leite orgânico e enquadramento sindical de agricultores familiares. Além disso, cerca de cinco mil cartões-postais serão preenchidos e enviados ao Palácio do Planalto, em Brasília, pedindo ao presidente Lula um Brasil livre de transgênicos.
Para mais informações e entrevistas em áudio, acesse: www.jornadadeagroecologia.com.br