Dirigente do MST recebe título de cidadão de Salvador

Amanhã, dia 8 de junho, o dirigente do MST no estado da Bahia, Valmir Assunção, receberá o título de cidadão de Salvador, oferecido pela Câmara de Vereadores da cidade.

A iniciativa da homenagem foi do vereador Rui Costa (PT-BA), que elaborou a proposta com o objetivo de homenagear o MST e a trajetória de luta do militante. A indicação foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. A solenidade será no plenário Cosme de Farias, Praça Tomé de Souza, às 19hs, na Câmara dos Vereadores.

A história de Assunção não pode ser desvinculada do MST. Ele nasceu no povoado de Nova Alegria, município de Itamaraju, sul da Bahia. Filho de pequenos agricultores, começou sua militância no grupo de jovens da Igreja Católica. Em 1987, participou da primeira ocupação do Movimento na Bahia, no município de Alcobás. Foi assentado em Riacho das Ostras, município de Prado.

Desde então, atua no Setor de Frente de Massas, que realiza o trabalho de base, mobilizando os trabalhadores rurais e organizando as ocupações. Assunção também é responsável por diversos projetos articulados entre o MST e outros movimentos sociais e entidades da região.