“A história da luta pela terra e o MST” é selecionado para o programa Livro Aberto do governo federal
A Editora Expressão Popular teve três livros selecionados programa Livro Aberto, lançado pelo governo federal este ano. O objetivo do programa é adquirir livros considerados importantes para os acervos públicos. Eles serão destinados a municípios que ainda não têm biblioteca.
O livro “A história da luta pela terra e o MST”, de Mitsue Morissawa, está entre os escolhidos. Os outros títulos da Editora Expressão Popular que foram selecionados são “Paulo Freire – vida e obra”, de Ana Inês Souza e “Contos”, de Jack London.
Das 323 editoras inscritas, 176 editoras tiveram livros selecionados. Foram 23 mil títulos inscritos e 2.016 selecionados.
Praticamente 50% dos títulos ficaram com as 10 maiores editoras do país.
Para escolher os livros foi formado um júri com 55 pessoas (intelectuais, educadores e jornalistas) que consideraram fatores como a pertinência dos títulos para bibliotecas públicas e seus preços.
Segundo Carlos Finatto Bellé, da Expressão Popular, os méritos do programa são o estímulo a leitura da literatura produzida no Brasil e sua chegada a municípios que antes não tinham acesso público aos livros.
“O programa é importante para a Editora e nossos objetivos. Buscamos produzir livros para a formação política dos militantes sociais. Nossos livros são vendidos muito abaixo dos preços colocados no mercado, cerca de 70%. Isso possibilita o acesso mais fácil ao livro, que é mais barato”, completa.