Sem Terrinha ocupam principais cidades brasileiras
Informativos – Últimas do MST
Sem Terrinha ocupam principais cidades brasileiras
07/10/2004
Marcando a semana da criança, de 8 a 16 de outubro, estarão acontecendo Encontros Sem Terrinha em vários estado brasileiros. Ao todo, mais do seis mil crianças, filhos e filhas de acampados e assentados do MST, estarão se reunindo nas principais capitais e cidades do país.
O Encontro Sem Terrinha é uma das atividades mais importantes e tradicionais do MST. Acontece simultaneamente, todos os anos, em todo o país, sempre com temáticas específicas. Os temas trabalhados este ano são “Sementes, Patrimônio da Humanidade” e “Por uma escola do Campo”.
Atividades lúdicas, pedagógicas, manifestações e encontros das crianças com autoridades políticas e governamentais marcam os encontros, que têm programações diferentes em cada estado. O objetivo é integrar as crianças, incentivar sua cidadania, sensibilizar a sociedade para a maneira como vivem e suas necessidades.
“A idéia é elas serem participantes das mudanças, crescerem com consciência cidadã”, pontua Lígia Benigno, coordenadora de Educação Infantil do MST.
O MST já recebeu vários prêmios por seu trabalho na área de Educação. Entre eles, os Prêmios Itaú-Unicef “Por uma Educação Básica no Campo” (nov./99) e “Por uma Escola de Qualidade no Campo” (dez.95).
“Hoje, a educação é o desafio, é mais difícil lutar por educação de qualidade do que por terra”, explica João Pedro Stedile, membro da Direção Nacional do Movimento.
Confira a Programação de alguns estados:
São Paulo
08/10, 9 horas, na Praça da República (centro), 100 crianças se concentram em frente à Secretaria de Educação, junto com uma comissão de adultos, para audiência com o secretário do Estado Gabriel Chalita.
Rio de Janeiro
De 10 a 12/10, oficinas e debates no Centro Educacional Anísio Teixeira, em Santa Tereza. 13/10, Sem Terrinhas terão audiência com o Superintendente do Incra e com representante da Secretaria de Educação. Também fazer manifestação com Ciranda na Cinelândia (centro)
Pernambuco
10 a 12/10, no Ginásio Geraldão (Recife). 3 mil crianças de 8 a 12 anos participam de oficinas, atividades culturais e brincadeiras. Dia 11/10, passeata pelo centro de Recife.
Paraná
7 e 8/10, Ginásio Tarumã (Curitiba). 1.500 crianças são esperadas para atividades culturais e oficinas. Também participam de audiência com a Secretaria de Educação, Incra, Conselho Estadual de Educação e o Governador Roberto Requião
Rio Grande do Sul
11 a 13/10, na Universidade ITA, em Porto Alegre, 600 crianças se reúnem para debates, atividades culturais e oficinas. Dia 13 haverá passeio por Porto Alegre.
Distrito Federal e Entorno
12 a 14/10, em Unaí (MG). Atividades culturais e lúdicas. Dia 14, passeata pelas ruas da cidade e entrega de pauta de reivindicações à Secretaria de Educação.