Pesquisa avalia índices da educação do campo

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Pesquisa avalia índices da educação do campo
18/10/2004

Fonte: Nead – Nucleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural

Pela primeira vez, o Inep vai verificar a oferta e a demanda educacional nos assentamentos da reforma agrária. Serão pesquisados 6.300 assentamentos criados desde 1985. A pesquisa abrange também estabelecimentos de ensino localizados no entorno dessas comunidades, onde muitos dos assentados estudam.

Além de identificar a demanda educacional e projetar a oferta de ensino para o campo, a pesquisa vai caracterizar a infra-estrutura e os recursos humanos das escolas, bem como revelar as práticas pedagógicas que nelas estão sendo adotadas.

O Diagnóstico servirá de apoio na elaboração de um planejamento estratégico para as ações do Pronera, no sentido de promover a melhoria do ensino oferecido aos assentamentos da reforma agrária, atendendo às necessidades e demandas locais.

“A idéia é qualificar as escolas dessas comunidades e fazer com que as políticas públicas cheguem até elas. Em áreas que tiverem concentração de jovens, vamos investir em escolas de ensino médio”, exemplifica Mônica Molina, coordenadora do Pronera (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). “O objetivo é mudar o papel do campo no modelo de desenvolvimento, é transformá-lo num espaço de inclusão social, geração de renda e cidadania”, ressalta.

A pesquisa irá verificar desde o tipo de escola, as modalidades de ensino, os programas complementares, o número de professores e sua qualificação, até os meios de locomoção e a localização espacial de cada unidade.

O estudo terá início no dia 20 de outubro e a conclusão do trabalho está prevista até dezembro. A idéia é que os resultados já sejam utilizados nas políticas para o setor em 2005.