Gilberto Gil quer parceria com MST
Informativos – Últimas do MST
Gilberto Gil quer parceria com MST
04/11/2004
Por: João Vale e Laura Muradi
“O MST é um movimento exemplar no mundo e com uma dimensão extraordinária no Brasil”. Essa foi a saudação do ministro da Cultura, Gilberto Gil, aos 20 anos do MST, durante abertura oficial da II Semana Nacional de Cultura e Reforma Agrária no dia 3 de novembro, no Recife. Na ocasião foi realizada também o lançamento simbólico da Rede Cultura da Terra, um projeto do Ministério da Cultura em parceria com o MST e outras entidades. A Rede Cultural da Terra tem o objetivo, segundo o próprio Gil de “estimular a produção e a interatividade cultural”.
O ministro reconheceu a necessidade urgente de se valorizar a cultura camponesa e popular brasileira, que foram marginalizadas, afirmando ser prioridade para o Governo Lula apontar uma nova perspectiva sobre a área cultural.
Além de Gil, estiveram presentes o secretário de Identidade e Diversidade Cultural (MinC), Sérgio Mamberti, o secretário de Produção Rural e Reforma Agrária, Gabriel Maciel, representado o governo do Estado, o secretário de Cultura do Recife, João Roberto Peixe e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Amaro Lins, que reafirmou o compromisso e realizar novas parcerias com o movimento. Atualmente a universidade realiza programas para democratizar a educação à trabalhadores camponeses.