Famílias acampadas em Andradina marcham para audiência com Incra

Informativos – Últimas do MST
Famílias acampadas em Andradina marcham para audiência com Incra

15/12/2004

Após seis dias de acampamento na Fazenda Itapura, em Castilho, sudoeste de São Paulo, 300 famílias de trabalhadores rurais Sem Terra receberam ordem para deixar a área. Depois de acordo pacífico, as famílias devem sair do local amanhã e marchar cerca de 40 km até Andradina, onde será iniciada, às 11 horas, uma audiência pública com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A fazenda Itapura fica a 15 km do centro de Castilho, município vizinho de Andradina e possui 2.133 hectares. Segundo laudos do Incra e do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), são de interesse social para Reforma Agrária.

A audiência irá discutir, ao lado de outras esferas sociais, formas de ampliar a Reforma Agrária em Andradina e região. Em toda região, são 30 fazendas consideradas de interesse social para Reforma Agrária e liberadas para desapropriação, mas que ainda não saíram do âmbito jurídico. As ações iriam beneficiar as 1.500 famílias, acampadas na região de Andradina.

Um dos objetivos da audiência é pedir o apoio da sociedade para o tema, que já conta com a ajuda de diversos movimentos sociais e da CPT (Comissão Pastoral da Terra) de São Paulo.