MST doa 15 toneladas de alimentos para campanha no Rio

Informativos – Últimas do MST
MST doa 15 toneladas de alimentos para campanha no Rio

15/12/2004

Por Verena Glass
Fonte Agência Carta Maior

A prática de doação de alimentos de assentamentos e cooperativas do MST para acampados foi uma das principais políticas de sustentação do Movimento em seus 20 anos de existência, configurando não apenas um ato de solidariedade, mas uma prova concreta de que os assentamentos podem ser altamente produtivos e de que Reforma Agrária é um elemento essencial no combate à miséria e a fome no país. Este seria a base do tipo de ação que doou 15 toneladas de arroz, feijão, fubá e leite para a campanha Natal Sem Fome, da ONG Ação da Cidadania Contra a Fome, à Miséria e Pela Vida, explica o coordenado nacional do MST, Valquimar Reis.

Estender a prática de doações de alimentos para além das fronteiras do Movimento é, segundo Reis, uma estratégia de integração do MST principalmente com comunidades urbanas, que vem se consolidando na maioria dos estados brasileiros.

“Estamos na época da colheita e a produtividade em nossos assentamentos tem sido boa. Desde o início da política de distribuição de cestas básicas do governo para nossos acampamentos e assentamentos menos estruturados, creio que temos mais folga para ajudar os famintos dos centros urbanos, que não têm a nossa organização e portanto são menos capacitados para exigir seus direitos junto ao poder público. A nossa ação é solidária, mas ao mesmo tempo profundamente política ao comprovarmos a viabilidade da Reforma Agrária”, diz o coordenador do MST.

Para a assessoria da Ação da Cidadania, que desenvolveu uma parceria com o movimento desde 2002 ao financiar o plantio de feijão em assentamentos do Paraná, a participação ativa do MST na campanha Natal Sem Fome simboliza a união dos dois maiores movimentos sociais de combate à miséria e à fome do país.