Acampados em Itu ocupam área vizinha para plantar

Informativos – Últimas do MST
Acampados em Itu ocupam área vizinha para plantar

16/12/2004

Cerca de 100 famílias Sem Terra estão há três anos no acampamento Terra sem Males, em Itu, na região de Campinas, interior de São Paulo. A área possui dez hectares, espaço pequeno para conter barracas e plantação. Para conseguir cultivar alimentos de subsistência, os acampados ocuparam, no último dia 13, parte de uma fazenda vizinha. A área pertence ao governo do estado.

Como as famílias não estão acampadas na fazenda, mas apenas plantando em parte de sua área, não há ordem de despejo ou reintegração de posse até o momento. No dia seguinte ao plantio, no entanto, representantes do Pesqueiro Naeda e da Eucatex, que afirmam posse da área, ameaçaram os acampados de despejo.

O acampamento já sensibiliza parte da região, como é o caso de estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que buscaram parceria com o MST em 2001. O projeto de extensão da Universidade Trilharestórias promove reuniões regulares com o coletivo de educação do acampamento para discutir a inclusão de uma maior parcela da população nas universidades, ressaltar a cultura popular e estimular brincadeiras educativas. A parceira já colhe frutos. No último dia nove, cerca de 50 crianças visitaram vários setores da universidade.