Governo federal libera terra para assentamento no Paraná
Informativos – Últimas do MST
Governo federal libera terra para assentamento no Paraná
16/12/2004
No próximo sábado, as 800 famílias acampadas na fazenda Corumbataí (7 Mil), em Jardim Alegre, Paraná, irão realizar uma grande festa para comemorar a conquista do assentamento 8 de Abril. A área foi comprada pelo governo federal.
Estarão presentes o ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rosseto, o músico Pereira da Viola, o grupo Três de Paus, cantores do MST e trabalhadores Sem Terra de todo estado.
A programação inclui um ato simbólico de colheita do feijão e visita à área do assentamento, além de show popular pela Reforma Agrária.
A Fazenda 7 Mil, um latifúndio improdutivo com mais de 14 mil hectares, foi ocupada no dia 08 de abril de 1997 após o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) declarar o imóvel improdutivo.
Durante os seis anos de acampamento, as famílias foram perseguidas por milícias de pistoleiros e fazendeiros.
Hoje, a área é um pólo de desenvolvimento econômico e influencia a economia da região, com uma estrutura produtiva construída pelo reinvestimento da produção colhida. Na safra 2002/03 foram colhidos e comercializados 510 mil sacas de milho de 60kg, 250 mil sacas de feijão de 60kg, e 80 mil arrobas de algodão.
Na área educacional, são 358 educandos no ensino fundamental, 180 educandos no ensino médio, e 11 turmas de Educação de Jovens e Adultos com 29 educadores.
Até o momento, não havia investimento público no local.