Violência do latifúndio continua em Pernambuco

Informativos – Últimas do MST
Violência do latifúndio continua em Pernambuco

20/12/2004

Ainda sob o impacto dos três assassinatos ocorridos em menos de 24 horas, 150 famílias Sem Terra foram expulsas neste final de semana de um acampamento no município de Amaragi, em Pernambuco, por cerca de 10 homens de uma milícia particular fortemente armados.

As famílias ficaram sob mira de armas e sendo ameaçadas de morte caso não retirassem os barracos, que seriam incendiados com todos os pertences. A polícia militar foi acionada pelo Ministério Público Estadual e pelo Ouvidor Agrário Nacional Dr. Gercino Oliveira, que está no estado. Mesmo indo ao local, a policia não impediu que os trabalhadores fossem expulsos.

A milícia privada da Usina Agroindustrial União Bomfim é acusada de ter participação em várias ações de conflito agrário na região, inclusive em terras não pertencentes aos seus proprietários.

As famílias expulsas montaram acampamento próximo às terras da usina. O caso foi discutido hoje em reunião entre o Ministério Público, a Policia Federal, a Polícia Civil, a Ouvidoria Agrária Nacional, o Incra e a direção estadual do MST.