Marina Silva quer apoio de Lula para reverter mudanças na lei de biossegurança
Informativos – Últimas do MST
Marina Silva quer apoio de Lula para reverter mudanças na lei de biossegurança
29/12/2004
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que já cedeu até o limite de suas convicções na elaboração do projeto de biossegurança, que estabelece regras para pesquisa e produção de organismos geneticamente modificados.
“Nós já fizemos todas as transigências que podem ser feitas, salvaguardando o princípio da precaução, que é a convenção da biodiversidade, o protocolo de Cartagena do qual o Brasil é signatário. Nós não estamos fazendo uma lei para soja, nós estamos fazendo uma lei para algodão transgênico, batata transgênica”, afirmou.
Depois da etapa na Câmara, o projeto foi para o Senado e sofreu mudanças que desagradaram à ministra. Lá, os senadores aceitaram os argumentos da bancada ruralista e deram mais poderes à CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) para autorizar a comercialização de produtos transgênicos. O texto foi novamente apreciado pela Câmara e, mais uma vez, os ruralistas conseguiram derrubar os argumentos de Marina Silva para aprovar, em uma comissão especial, a proposta que saiu do Senado.
Na reabertura dos trabalhos do Congresso, em fevereiro do próximo ano, a ministra afirma contar com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para indicar o deputado Renildo Calheiros (PC do B – PE) como relator do projeto de biossegurança, Calheiros foi destituído da função numa manobra dos ruralistas.