Marcha boliviana reivindica recursos energéticos como soberania nacional

Fonte Agência Notícias do Planalto

A Marcha indígena e camponesa liderada pelo deputado Evo Morales chegou ontem à capital da Bolívia, La Paz. Milhares de manifestantes caminharam 7 dias para reivindicar o retorno dos hidrocarbonetos (petróleo e gás) ao povo boliviano, assim como a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte, ainda este ano.

A nova legislação dos hidrocarbonetos, aprovada pelo Congresso, subiu a taxa que as empresas exploradoras de gás no país devem pagar para 18%, mas os movimentos sociais pedem 50%.

Atualmente, o país vive um clima de incerteza e confrontos nas ruas. Segundo o parlamentar boliviano, “o presidente Carlos Mesa tem dois caminhos: continuar defendendo os interesses das transnacionais, da oligarquia e da classe política corrupta ou atender às demandas da maioria da população indígena, camponesa, trabalhadora e pobre”.

A principal bandeira da Marcha é a garantia dos recursos energéticos como elemento fundamental para a soberania do país. Hoje, a exploração de combustíveis fósseis na Bolívia é feita em grande parte por transnacionais dos Estados Unidos, Europa e América Latina.