Nova emissora de TV adota princípio da integração latino-americana
Fonte Agência Notícias do Planalto
Um projeto ambicioso de integração latino-americana começa a sair do papel: a TV Sul lançou nesta terça-feira seu canal de teste via satélite. Com sede na Venezuela, a nova emissora recebeu amplo apoio do presidente do país, Hugo Chávez.
Entre os princípios que orientam o canal está a difusão dos valores dos povos da América Latina, como explica o jornalista Beto Almeida, que participa da coordenação do projeto. “A questão fundamental é informar o público latino-americano, os movimentos sociais e a sociedade em geral sobre as questões fundamentais, que são inclusive silenciadas e sonegadas pela mídia comercial que não permite que as pessoas saibam algumas informações centrais que explicam a sua miséria, sua opressão e a exploração que sofrem. A TV Sul vai mostrar exatamente o contrário: a dignidade dos povos em luta o direito deles conhecerem seu próprio caminho, as conquistas revolucionárias de Cuba, da Venezuela, dos movimentos sociais como o MST no Brasil”.
A TV Sul foi criada como uma empresa multiestatal, financiada pelo governo venezuelano, argentino, cubano e uruguaio. A emissora começa sua transmissão oficial no dia 24 de julho, data em que é comemorado o nascimento de Simon Bolívar, revolucionário que defendeu durante sua vida toda a integração dos povos da América Latina.
A idéia é que seja formada uma rede de Tvs comunitárias e educativas que retransmitam os programas. A programação pode ser acompanhada diretamente da Venezuela através de antena parabólica.