Amazônia perde o equivalente a um campo de futebol a cada 8 segundos

Por Clara Meireles
Fonte Agência Notícias do Planalto

Cerca de 86% dos brasileiros admitem a existência de sérios problemas ambientais no país. O dado foi divulgado esta semana na pesquisa realizada pelo Ministério do Meio Ambiente. Segundo o documento, a preocupação da população aumentou bastante nos últimos anos. No início da década 90, pouco mais de 50% dos entrevistados identificavam a crise vivida pelo meio ambiente no país. Os principais problemas apontados pelos brasileiros foram o desmatamento, a contaminação de rios, lagos, mares e do ar.

Segundo a organização não-governamental (Ong) Greenpeace, somente nos últimos três anos, foram destruídos mais de 70 mil quilômetros quadrados de floresta amazônica – o equivalente a um campo de futebol a cada oito segundos. O Mato Grosso, maior produtor de soja do país, lidera a estatística mundial de desmatamento. A produção do grão é financiada no estado e exportada por empresas transnacionais que atuam na Amazônia, como a Bunge e a Cargill, além do grupo brasileiro Maggi, do então governador do estado, Blairo Maggi (PPS), que se tornou um dos principais agentes do desmatamento da floresta.

O plantio de soja é feito depois de queimadas na mata. Em 2005, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou mais de 160 mil focos de calor na Amazônia. Segundo algumas estatísticas, além de ser um dos maiores exportadores de soja do mundo, o Brasil também está em quarto lugar na lista dos maiores poluidores do planeta. Dados do próprio governo brasileiro apontam que 3/4 das emissões de gases estufa do país são resultado de desmatamento da Amazônia.