A história da luta pela terra e o MST
Autora: Mitsue Morissawa (org.)
Este livro foi pode ser lido por todos os que desejem conhecer a história de uma luta da qual só têm a visão entrecortada oferecida pela quase sempre suspeita mídia escrita, falada e televisionada.
O livro começa situando essa luta no contexto da história da humanidade, sintetizando a questão agrária no planeta, desde quando a terra era de todos até sua apropriação por diversas formas, ao lado da do conhecimento e do cristianismo.
“Em terras brasileiras” foram cerca de três séculos de domínio da Coroa portuguesa até a independência, após a qual, no Segundo Império, a Lei de Terras excluiu de vez os camponeses sem terra, os futuros ex-escravos e os pobres em geral.
Diversos movimentos, entre messiânicos, espontâneos e organizados, tiveram lugar a partir do início da República, entre os quais se destacaram os liderados por Antônio Conselheiro (Canudos) e pelo Monge José Maria (Contestado), e o das Ligas Camponesas, este último já na década de 1950.
Procuramos dar a maior abrangência possível à história do Movimento Sem Terra, incluindo a parte que chamamos de “A luta continua”, para dar a conhecer um pouco do que acontece após a conquista do assentamento.
Somente nos escusamos de percorrer muito brevemente a história da construção do Movimento em cada estado, que merece cada qual um livro como este, tal é sua importância no conjunto das lutas. O limite de tempo e espaço não nos permitiu fazê-lo.
As ilustrações são um poderoso testemunho dessa história e concorrem à farta para a compreensão e comprovação dos fatos e situações narrados no livro.
Editora Expressão Popular
ISBN: 85-87394-25-8
Edição: 2a edição – 2001
Número de Páginas 256 páginas