Sem Terra é campeã paranaense de atletismo

A Sem Terra Andréia Martins, de 13 anos, ganhou medalha de ouro na prova de atletismo feminino em mil metros rasos, categoria B, dos 53º Jogos Colegiais do Paraná, em Curitiba. Com a vitória, Andréia se tornou bicampeã paranaense de atletismo nos Jogos Colegiais.

Andréia mora no Assentamento Pontal do Tigre, em Querência do Norte, região noroeste do Paraná, e cursa a 8ª série no Colégio Estadual Centrão, localizado dentro do assentamento. A competição aconteceu na última quinta-feira 13/07, na pista de atletismo da Unicenp (Centro Universitário Positivo).

Muito feliz com a vitória, a Sem Terra disse que pretende continuar competindo e já está se preparando para disputar os Jogos Colegiais Nacionais. “Eu estava desanimada e não queria correr, mas minha irmã e os professores me incentivaram a disputar os jogos, por isso essa vitória é tão importante para a minha vida”, declarou Andréia.

Antes dos jogos estaduais, a estudante disputou a prova de atletismo de mil metros rasos, na fase prelimiar regional dos Jogos Colegiais do Estado e chegou em primeiro lugar. O professor de Educação Física do Colégio Centrão, Paulo Henrique Borsatto dos Santos, conta que Andréia não queria participar, mas fez a inscrição sem ela saber. “Depois da seletiva, começamos a treinar para os jogos estaduais uma hora por dia, três vezes por semana”, afirma Santos.

Além de Andréia, mas seis Sem Terras do Colégio Centrão, participaram dos jogos, competindo na modalidade de atletismo em provas de salto em altura, salto a distância, 100 metros rasos, 110 metros, 1.000 metros e 1.500 metros. Os Jogos Colegiais do Paraná estão sendo realizados de 7 a 20 de julho em Curitiba.

Andréia não é a única da família que ganhou medalhas em provas de atletismo. Sua irmã, Valdiléia Martins, de 16 anos, também já foi bicampeã paranaense de atletismo na prova de salto em altura, categoria B e uma vez vice-campeã, nos Jogos Colegiais do Paraná. Valdinéia conseguiu sua primeira medalha de ouro em 2003 e nesta competição quebrou o seu próprio recorde, que era de 1,40 m, atingindo a marca de 1,46 m.