Integrante da coordenação nacional do MST é preso arbitrariamente em PE
O integrante da coordenação nacional do MST, Jaime Amorim, foi preso hoje na zona da mata de Pernambuco e levado para o presídio COTEL, no município de Abreu e Lima, região metropolitana do Recife.
Às 13h00, o carro onde viajava Jaime Amorim foi cercado por quatro viaturas da polícia na saída do município de Itaquitinga. O Sem Terra saía do enterro de Josias de Barros Ferreira, integrante da coordenação estadual do Movimento, e seguia para o enterro de Samuel Matias Barbosa, também da coordenação, em Vitória de Santo Antão. Ambos foram assassinados ontem pela manhã.
Segundo a polícia, havia um mandato de prisão expedido contra Amorim desde o dia 6 de julho, por crime de dano durante manifestação contra a visita do presidente os Estados Unidos, George Bush, ao Brasil, em 05 de novembro do ano passado.
Para o MST – PE, não há nenhuma explicação razoável para o fato da prisão só ter sido realizada hoje, mais de um mês após a emissão do mandato. A polícia alegou que Amorim não tem endereço fixo, o que teria inviabilizado a entrega da intimação, porém o Sem Terra possui endereço residencial e de trabalho fixos e conhecidos. “Não existe nenhum motivo aparente para que ele tenha sido preso de maneira tão arbitrária e em momento tão inadequado”, divulgou, em nota, o MST.