Brasileiros manifestam sua solidariedade a Cuba neste sábado

Para declarar seu apoio ao povo cubano, centenas de pessoas têm participado do ciclo de atividades que ocupam o Museu da República, no Rio de Janeiro, desde o início de agosto. Cuba vive atualmente uma ameaça de intervenção dos Estados Unidos. O secretário de Comércio do país, Carlos Gutiérrez, chegou a afirmar que “chegou o momento de uma verdadeira transição até uma verdadeira democracia”.

Amanhã o ciclo termina com a exibição de filmes latino-americanos a partir das 14h00. Haverá ainda exposição de material sobre o país e uma apresentação teatral (esta é a única atividade que não tem entrada franca).

No ato serão recolhidas assinaturas para o manifesto que pede respeito à soberania de Cuba. O abaixo-assinado já conta com a adesão de quase 15 mil pessoas, entre elas oito ganhadores do Prêmio Nobel e importantes pensadores e artistas de nosso tempo como Eduardo Galeano, Ignácio Ramonet e Noam Chomsky.

Em dois anos, os Estados Unidos já aplicou 59 milhões de dólares para desgastar o regime na ilha. Boa parte do dinheiro é usado para financiar transmissões ilegais de rádio e televisão para influenciar os cubanos. O objetivo, segundo os Estados Unidos, seria a eliminação do sistema cubano de propriedade socializada e a volta à “liberdade” de exploração capitalista, no que chama de “transição para a democracia”.

Em 12 de setembro será realizada uma Jornada internacional de solidariedade aos cinco presos considerados Heróis Patriotas pelos cubanos.

O Museu da República fica na Rua do Catete, 153, em frente à saída do metrô. Para assinar o manifesto, acesse http://www.porcuba.org