Ribeirão Preto recebe o IV Encontro Nacional dos Violeiros
Nos dias 7 e 8 de outubro, violeiros e violeiras de todo o país estarão reunidos na quarta edição do Encontro Nacional dos Violeiros. A atividade, que já se tornou tradicional em Ribeirão Preto (SP), pretende explorar todas as possibilidades da viola caipira. A expectativa é que cerca de 100 artistas passem pelo palco montado na frente da centenária figueira do sítio Pau D´Alho (veja o endereço abaixo).
As edições anteriores do Encontro Nacional dos Violeiros foram prestigiadas por mais de trinta mil pessoas atraídas pela boa música caipira. Além disso, todos os anos são servidas variedades de comidas típicas que caíram no gosto popular.
Para preparar esta grande festa cerca de 400 pessoas vindas de todas as regiões do estado de São Paulo já estão mobilizadas. Elas realizam desde o dia 2 de outubro oficinas de tambor, expressão corporal, comunicação audiovisual, iniciação à viola caipira, entre outras. A idéia é socializar os saberes culturais e garantir a construção coletiva do encontro.
Entre os principais artistas que confirmaram presença estão Pereira da Viola, Zé Mulato e Cassiano, Ivan Vilella, e Zico e Zeca. Será possível conferir a diversidade que a viola caipira proporciona: da Orquestra Filarmônica de Viola de Campinas, até as tradicionais duplas, passando por grupos femininos e violeiros solo. Haverá também apresentações de Folia de Reis, Cururu da Soracabana, Viola de Fandango do Paraná e Moçambique.
Como nas outras edições, o Encontro dos Violeiros contará com uma exposição de arte. Entre os artistas, Blanco Castro, que desenhou o cartaz da festa.
O tema da festa deste ano será a produção de sementes orgânicas. O MST, principal organizador do evento, quer compartilhar com os convidados sua produção de sementes agroecológicas dos assentamentos. Estarão disponíveis sementes produzidas pela Bionatur (cooperativa de agricultura orgânica), além de produtos da Reforma Agrária.
Serviço
IV Encontro Nacional dos Violeiros
7/10 – 14h às 21h
8/10 – 10h às 21h
A entrada é franca
Como chegar
Sítio Pau D´Alho – anel viário – km 328
Ribeirão Preto – SP
Organização
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
Centro de Formação Dom Hélder Câmara
Arquidiocese de Ribeirão Preto
Apoio
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra
War on Want
CCA/SP
Patrocínio
Petrobrás