Dia Mundial de Erradicação da Pobreza tem manifestações em todo o mundo
Dia 17 de outubro é o Dia Mundial de Erradicação da Pobreza. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) e deve reunir milhares de pessoas em todo o mundo contra a exclusão social e a desigualdade.
A Chamada Global para a Ação contra a Pobreza é uma das principais articuladoras dos protestos. Com cerca de 200 organizações e movimentos sociais em mais de 70 países, a aliança adota a faixa branca como símbolo. No Brasil, as mobilizações organizadas pela Chamada Global acontecem nessa terça-feira em Brasília, na rodoviária do Plano Piloto, e em São Paulo (SP), na Praça da República.
Também na capital paulista, as ativistas da Marcha Mundial das Mulheres realizam atividades para denunciar a opressão das mulheres e a ação das transnacionais na mercantilização e controle do corpo das mulheres. A concentração para o ato começa a partir das 17h00, no vão-livre do Masp, na avenida Paulista. Foi confirmada a realização de atos também em São José dos Campos (SP), além do Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro, onde o tema é a violência contra as mulheres.
Contra a mercantilização do corpo e da vida
A Marcha vai às ruas para esclarecer à população sobre o papel das empresas transnacionais que controlam agricultura, alimentação, farmacêuticas e indústrias de comésticos, que lucram impondo às mulheres um padrão inatingível de beleza.
As ativistas defendem que sociedade deve se organizar para atender as necessidades humanas, voltada para o bem-estar da maioria da população. Para isso, segundo elas, é necessário mudar as atuais regras voltadas para o lucro e a dominação para romper com o padrão de consumo que é imposto a todos e todas.
Elas reafirmam também que os direitos das trabalhadoras devem ser garantidos. “O trabalho doméstico realizado pelas mulheres precisa ser reconhecido e distribuído entre todos e todas pelo Estado, além do acesso a educação, terra, saúde e moradia. A luta é de todas as mulheres, porque queremos o direito de viver sem opressão e decidir sobre nossas vidas com liberdade e autonomia”, diz o documento divulgado pela Marcha de Mulheres para a data.
O material sobre a campanha das mulheres pode ser baixado no endereço:
http://www.sof.org.br/marcha/arquivos/pdf/Panfleto_fechado.pdf
Entre também na seção Vozes da Terra e ouça os programas de rádio especiais sobre o tema:
http://www.mst.org.br/mst/vozes.php?dt=2006