Mandantes do assassinato de Pe. Josímo terão novo julgamento
Um pedido de novo julgamento para Nazaré Teodoro da Silva e Osvaldino Teodoro da Silva, supostos mandantes do assassinato de Padre Josímo Tavares, foi solicitado em 22 de setembro pelo juiz José dos Santos Costa, da Comarca de Imperatriz, (MA).
Em março de 2004 os dois acusados foram julgados pelo Tribunal do Júri e absolvidos. O Ministério Público e a assistência de acusação recorreram da sentença, pedindo novo julgamento. A Procuradoria Geral de Justiça decidiu, em votação unânime, realizá-lo. A data ainda não foi definida.
Em 10 de outubro, foi encaminhado para as autoridades de Augustinópolis (TO), o pedido de interrogatório de um outro acusado, José Elvécio Vilarino, residente naquela cidade. João Batista de Castro Neto, também envolvido no crime, será interrogado em 11de novembro.
No processo já foram condenados Gilmar Teodoro Filho, a 14 anos de prisão, Geraldo Paulo Vieira, já falecido, e Adeilson Vieira, a 18 anos e prisão. Um outro acusado, João Teodoro da Silva, faleceu antes de ser julgado.
Padre Josímo Tavares foi assassinado em 10 de maio de 1986 na entrada do escritório da Comissão Pastoral da Terra em Imperatriz (MA).