Integrantes do MST fazem curso de gestão na Europa

Desde 14 de outubro, 18 trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra estão no País Basco, região ao norte da Espanha, para trocar experiências sobre cooperação e produção. Os integrantes do MST participam de um curso de gestão de empresas sociais na Universidade de Mondragón, na cidade de Eskoriatza.

A atividade faz parte de uma parceria entre o MST, o Paes (Programa de Acompanhamento e Assistência às Empresas Sociais) e a MCC (Mondragón Corporación Cooperativa, considerada o maior complexo cooperativo do mundo, com mais de 80 mil trabalhadoras e trabalhadores).

Além do intercâmbio de experiências, o curso visa formar agentes capacitados para atuar nas cooperativas dos assentamentos ligados ao MST, melhorando sua gestão e desenvolvendo novas atividades e empresas sociais.

Para Samir Ribeiro, do MST do Paraná e integrante do grupo em Mondragón, a atividade levou os Sem Terra a “pensar um modelo de desenvolvimento nacional para as cooperativas, tendo em vista a intercooperação no Brasil e no mundo”.

As aulas terminam em 09 de dezembro, mas o curso terá novas etapas que acontecem no Brasil, baseadas nas experiências concretas dos Sem Terra.