Entidades lançam campanha pela desapropriação das terras do acampamento Chico Mendes
Foi lançada ontem, no auditório da Assembléia Legislativa de Pernambuco, a campanha Acampamento Chico Mendes, aqui se produz dignidade! Esta campanha tem como objetivo sensibilizar o Grupo Votorantim, especialmente seu presidente, Antônio Ermínio de Moraes e os conselheiros, para que as terras do Engenho São João (onde está localizado o acampamento Chico Mendes), que pertencem à Usina Tiúma, de propriedade do grupo, sejam negociadas com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para garantir o assentamento das 500 famílias lá acampadas. Ao mesmo tempo aconteceu o lançamento da Plataforma Brasileira de Prevenção de Despejos.
O Grupo Votorantim e o Incra estão, há alguns meses, negociando as dívidas da falida Usina Tiúma com a União em troca da desapropriação das terras improdutivas para fins de Reforma Agrária.
As famílias do acampamento Chico Mendes permanecem no local por força de uma concessão feita pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco que, durante a última tentativa de despejo no dia 02 de agosto, estabeleceu um prazo de 90 dias para que o Incra e a Votorantim entrassem em acordo com relação às terras da massa falida da Usina Tiúma.
Até o momento, nem o Incra nem a Votorantim se pronunciaram sobre o caso. No próximo dia 09 expira o prazo concedido pela Justiça e as famílias ficam novamente sob ameaça de despejo.
A campanha, que teve a sua primeira etapa via internet, na qual foram encaminhadas cartas para o presidente e os conselheiros do Grupo Votorantim, será reeditada em modelo de cartão postal, já que o correio eletrônico para o qual estavam sendo encaminhadas as cartas foi desativado.