Mais um acusado de assassinar missionário Vicente Cañas é absolvido
Por Danilo Augusto
Fonte Agência Notícias do Planalto
O segundo acusado de assassinar o missionário Vicente Cañas foi absolvido nesta quarta-feira (08). Por cinco votos a dois, os jurados inocentaram José Vicente da Silva. Ele respondia processo por homicídio duplamente qualificado, mediante pagamento e emboscada. O julgamento, que durou três dias, aconteceu no auditório da Justiça Federal, em Cuiabá (MT).
Vicente Cañas lutava pela demarcação de terras indígenas e foi assassinado em 1986. Saulo Feitosa, vice-presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), avalia o resultado do julgamento de maneira positiva.
“Lutamos por quase 20 anos para realizar esse julgamento. Infelizmente não houve a condenação dos acusados, mas o fato dos dois júris reconhecerem que o irmão Vicente foi assassinato, isso significa uma vitória. Por todo tempo a defesa insistia na tese que ele tinha falecido de morte natural. Apesar das duas absolvições, nos entendemos que foi importante à realização desse julgamento no contexto do país na luta contra a impunidade.”
No ultimo dia 29, outro acusado pelo assassinato também foi inocentado. Ronaldo Antonio Osmar, ex-delegado de polícia, era acusado de ser um dos intermediadores do crime. Nesse primeiro julgamento, os jurados reconheceram que o missionário foi assassinado.
O Ministério Público Federal vai recorrer do resultado nos dois casos. Outras quatro pessoas também foram acusadas, mas duas faleceram e as outras atingiram mais de 70 anos de idade e não puderam ser julgadas.