Estudantes Sem Terra conseguem liberação de recursos para educação em Sergipe

A superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em Aracaju (SE) garantiu que vai liberar os recursos para a continuidade do curso de Agronomia na UFS (Universidade Federal de Sergipe). Cerca de 60 estudantes e professores ocuparam o órgão federal pelo segundo dia seguido nesta quinta-feira (14/11) e saíram depois das negociações.

Os recursos para material didático e alimentação dos alunos e o pagamento dos professores estavam disponíveis no Incra desde 2005 e não tinha sido repassado à UFS. O curso de Agronomia para os Sem Terra foi iniciado em 2003, com 60 alunos, em uma parceria entre entidades da reforma agrária e a universidade. O curso, que é o primeiro do Brasil na área, reúne estudantes de todo o Nordeste.

Os estudantes fizeram a ocupação de forma calma e, para não prejudicar o calendário, assistiram as aulas com os professores dentro do Incra pela manhã. “O curso é uma conquista histórica da classe trabalhadora. Não podíamos permitir que a insensibilidade de alguns funcionários do Incra atrapalhasse o andamento do curso”, avalia Gileno Damascena, aluno e coordenador do curso.