Em toda a América Latina povos se mobilizam por mudanças
População de diversos países latino-americanos ocupam as ruas para fazer ouvir e valer seus direitos
Desde a chegada dos colonizadores espanhóis e portugueses que a América Latina vem sendo explorada e dominada. Alvo da cobiça daqueles que querem se apropriar das riquezas naturais que existem na região. Atualmente está em curso uma nova tentativa de colonização. Desta vez, por parte dos Estados Unidos que vê nas terras latino-americanas uma peça chave para suas estratégias imperialistas.
Entretanto, também está em curso um intenso processo de resistência dos povos da América Latina. Uma resistência política, econômica e cultural, que vai de mudanças nos governos, em alguns países como Venezuela, Bolívia (e agora, o Equador) até a mobilização popular. Para cumprir seus planos de dominação, os Estados Unidos irão precisar enfrentar a coragem e a determinação da população latina.
Em 2006, pudemos perceber que a luta social dos movimentos e das organizações cresceu e se fortaleceu. Além das mobilizações realizadas em cada país, se intensificou também a articulação em torno de um eixo comum de luta: a emancipação e soberania do continente. Daí a importância de uma ação conjunta latino-americana para construir espaços coletivos de luta como a Via Campesina.
Esta situação é a prova de que os movimentos, mais do que apenas resistir, estão construindo o caminho para a construção e o fortalecimento do poder popular. Veja alguns dos momentos da luta latino-americana que marcaram 2006.