MST faz nova mobilização em Eldorado do Sul
As famílias Sem Terra, desde 13 de novembro marcham em direção à Fazenda Dragão, em Eldorado do Sul (RS), retomam as mobilizações hoje. O objetivo do MST é caminhar até o local, onde as famílias e apoiadores da Reforma Agrária farão um ato em defesa da desapropriação do latifúndio.
O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) desapropriou a fazenda para fins de Reforma Agrária, mas a ação foi barrada em agosto deste ano pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A área já foi seqüestrada pela Justiça, por fortes indícios de ser usada para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. O proprietário esteve preso, em 2004, por tráfico de drogas e armas.
“Queremos que a sociedade veja que ali existe um latifúndio imoral, usado por uma organização criminosa, enquanto existem centenas famílias morando há mais de seis anos debaixo da lona preta”, afirma Mauro Cibulsky, da coordenação estadual do MST. O Movimento espera sensibilizar o STF, para que reconsidere a decisão de barrar a desapropriação da área.
A Fazenda Dragão tem área de 760 hectares e nela poderiam ser assentadas 75 famílias de agricultores. O MST defende a desapropriação também da Fazenda Southall, de São Gabriel, e a Fazenda Guerra, em Coqueiros do Sul e exige o cumprimento da meta estabelecida pelo Incra, de assentar 1070 famílias em 2006.