Comunidade faz festa em acampamento para comemorar alfabetização de Sem Terra

A comunidade do acampamento Irmã Alberta, em Cajamar, Grande São Paulo, realiza hoje uma grande festa para comemorar a alfabetização de onze trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra. A festa terá início às 16h.

Segundo a coordenação do acampamento, das doze pessoas que iniciaram o processo de alfabetização, onze o concluíram. Trata-se do primeiro passo para a sua inserção nas turmas de escolarização do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A partir da iniciativa bem sucedida, uma nova turma de alfabetização será montada com moradores da comunidade dos arredores do acampamento. Além desta, passam a funcionar mais duas turmas do EJA.

O projeto pedagógico do curso de alfabetização foi planejado em conjunto pelos educadores e educandos, numa mescla da pedagogia do MST e do método “Sim, eu posso!”, formulado em Cuba.

Além do tradicional forró, a festa contará com uma a realização de uma mística, onde os educandos farão a leitura da poesia “Elogio ao Aprendizado”, do dramaturgo alemão Bertold Brecht.