Fora Bush: entidades estudantis preparam manifestações

Falta pouco tempo para a chegada do presidente George Bush no Brasil e os preparativos para sua visita já estão em fase final. A UNE e diversas outras entidades confeccionaram bonecos, cartazes e estão acertando os últimos detalhes das manifestações que vão ocorrer em diversas cidades do país.

Nos muros de São Paulo, local onde o presidente norte-americano vai se reunir com autoridades brasileiras, a mensagem já está grafada. É uma frase direta, composta por duas palavras “Fora Bush”. Mesmo para quem não fala português, o sentido não é lá tão difícil de inferir. Tanto é que a comitiva do presidente norte-americano e seu esquema hollywoodiano de segurança pretendem evitar, principalmente, os protestos que tomarão conta da cidade.

Comando de Caça

O “comando de caça ao Bush”, organizado pela UNE, UEE-SP (União Estadual dos Estudantes), UBES, UPES (União Paulista dos Estudantes Secundaristas) e diversas outras entidades e sindicatos, reuniu-se na segunda-feira, dia 5, na sede das entidades, em São Paulo, para definir as estratégias da perseguição ao homem mais poderoso do planeta.

Será um “dia de caça” ao presidente norte-americano. Os jovens pretendem descobrir onde Bush estará, ou o trajeto de sua comitiva, para realizar protestos contra a sua estadia no país. Estão programadas intervenções criativas e bem-humoradas em diversos pontos da cidade.

O presidente da UNE, Gustavo Petta, avalia que as manifestações servirão também para levar ao conhecimento da população todo o mal que representa a figura de Bush. Para ele, o avanço do imperialismo norte-americano em direção às nações latino-americanas impede o desenvolvimento dos países mais pobres e destrói a cultura de seus povos.

Apesar do segredo a respeito do paradeiro de Bush no Brasil, os estudantes prometem que vão encontrá-lo de algum jeito. O presidente norte-americano deverá desembarcar na noite do dia 8. Durante o dia 9, ele irá se reunir com autoridades brasileiras para tratar, principalmente, de temas ligados à questão energética.

Para localizar o presidente, os estudantes farão um verdadeiro “Comando de Caça” pelas ruas de São Paulo. Confira o cronograma das manifestações:

8 de março Concentração às 15h na Praça Osvaldo Cruz.
Passeata até ao vão livre do Museu de Arte Moderna de São Paulo (Masp)
9 de marçoComando de caça a Bush
Local ainda indefinido

Fonte: Portal UNE