Mulheres fazem marcha no Piauí e no Ceará
Com o lema “Mulheres Camponesas na Luta por Soberania Alimentar e Contra o Agronegócio”, centenas de mulheres da Via Campesina marcharam ontem, 8 de março – Dia Internacional da Mulher, no Piauí e no Ceará. Além das pautas específicas da luta feminista, elas protestaram também contra o neoliberalismo e a presença do presidente George W. Bush no Brasil.
No Piauí, um ato unificado de entidades da cidade e do campo, reuniu 500 mulheres. Elas fizeram uma marcha pela região central de Teresina. Depois de passar pela Assembléia Legislativa, as manifestantes ocuparam o palácio do governo do Estado e foram recebidas pelo governador Wellington Dias (PT). Na audiência, as mulheres dos diversos setores apresentaram uma pauta de reivindicação que trata de temas como educação, saúde, previdência e Reforma Agrária.
Também na manhã de ontem, 400 mulheres de diversos movimentos sociais, marcharam em defesa da comunidade de Goiabeiras. Os moradores estão sendo ameaçados de despejo por um projeto paisagístico do governo do Estado do Ceará que é financiado pelo Banco Mundial, o Costa Oeste. À tarde, as trabalhadoras participaram de um ato da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS) em frente a uma loja do Mc Donalds, no centro de Fortaleza. Lá queimaram bandeiras e distribuíram alimentos regionais.