Famílias do MST denunciam extração ilegal de areia em SC

Famílias do MST denunciam a extração ilegal de areia por parte da empresa Irmãos Hobi, localizada em Irineópolis, no Planalto Norte de Santa Catarina. A empresa está extraindo areia de uma área que será destinada para o assentamento das famílias. A ação da empresa além de ilegal, já que as terras não pertencem a ela, também representa crime contra o meio ambiente.

João Guilherme Zeferino, líder do MST em Santa Catarina, denuncia que há valas abertas pelas máquinas da empresa que chegam a 3 metros de profundidade e 10 de largura. “É uma degradação o que a empresa está fazendo lá. É impossível que isso seja legalizado”, enfatiza. Além disso, até o curso do rio local já foi alterado por conta da extração.

A depredação da área por parte da empresa é também conseqüência do descaso do Governo e do Intituto de INCRA, que até hoje não regularizam a área, o que acaba gerando conflitos locais. As 15 famílias aguardam há seis meses a legalização do assentamento.

Caso não sejam tomadas providencias para impedir a extração de areia ilegal e consequentemente, a degradação ambiental do local, os trabalhadores Sem Terra, pretendem trancar os portões da empresa como forma de protesto. A preservação e utilização da terra é uma grande preocupação do MST, formado nos anos que luta pela reforma agrária ampla no país.