Acampados protestam contra transposição do São Francisco
Mais de 500 pessoas participaram na manhã de hoje, dia 15, de uma manifestação contra o projeto de integração do Rio São Francisco. O grupo deixou o acampamento, onde está desde o início da semana, e seguiu em passeata até o Congresso Nacional.
No caminho, os manifestantes passaram pelo Ministério da Integração Nacional, que está à frente do projeto, entraram no prédio e ocuparam o hall de entrada. Os manifestantes levavam um caixão e rezaram pelo “morto”, que seria o projeto da transposição.
Representantes de diversos movimentos sociais, as populações do entorno do São Francisco e as comunidades tradicionais defendem a revitalização do Rio, a partir das experiências de convivência com o semi-árido e não pela transposição.
O destino final da caminhada foi a Câmara dos Deputados, onde os ribeirinhos participam de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Na terça-feira, dia 13, o Ministério da Integração Nacional publicou no Diário Oficial da União o aviso de licitação para a execução da primeira etapa das obras de transposição do Rio São Francisco, com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional.
Tumulto
Durante o protesto, uma porta de vidro acabou quebrada. Um dos manifestantes, que estava com a mão sangrando, foi preso. O setor de Direitos Humanos do movimento O está acompanhando o caso. O rapaz feriu a mão durante o protesto e foi levado para a Polícia Federal, mas não há provas sobre a participação dele.