Famílias festejam sete anos do Assentamento Sepé Tiaraju

Além das manifestações e ocupações realizados em várias cidades do estado de São Paulo, no dia 17, os trabalhadores rurais Sem Terra de Ribeirão Preto também aproveitaram a data para comemorar uma conquista: os sete anos do Assentamento Sepé Tiaraju, no município de Serrana.

As 80 famílias assentadas realizaram mais uma entrega de alimentos à entidades beneficentes da cidade. Desta vez as famílias acompanharão os produtos e farão visitas às entidades. A atividade também fez parte da Jornada Nacional de Lutas do MST .

Desde o final de 2006, as famílias assentadas participam do Programa de Compra Antecipada Especial da Agricultura Familiar – Doação Simultânea, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O programa consiste na compra dos produtos dos assentados pela Conab, garantindo renda e preço justo às famílias, e a doação destes produtos para entidades sociais do município de Serrana. Cerca de dez toneladas de alimentos produzidos sem agrotóxicos têm sido distribuídas por semana.

Entre as entidades beneficiadas estão o Lar Santo Antônio, que atende crianças da rede pública de ensino fora do horário de escola, a Casa dos Velhinhos, asilo do município, o Abrigo Santo André, a Santa Casa de Misericórdia, o Fundo Social de Solidariedade e a Cozinha Piloto, onde é preparada a merenda escolar.

O Assentamento Sepé Tiarajú é um Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) realizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em conjunto com as famílias assentadas. A área é considerada uma referência em implantação de assentamentos, onde as premissas básicas são o respeito ao meio ambiente, a posse coletiva da terra e o trabalho em cooperação.