Parlamentares lançam frente pela Reforma Agrária em SP

Um grupo de deputados da Assembléia Legislativa de São Paulo lança hoje, dia 3, uma frente parlamentar em defesa da Reforma Agrária no Estado. O objetivo do grupo é incentivar e apoiar movimentos sociais que lutam pela distribuição de terras improdutivas. A criação da frente foi idealizada pelos deputados Raul Marcelo (PSOL) e Simão Pedro, líder do PT na Casa.

Atualmente existem 3.000 famílias acampadas em São Paulo a espera de terras e, de acordo com dados oficiais, há 1,2 milhão hectares de terras devolutas no Pontal do Paranapanema, região oeste do Estado.

Um dos assuntos que a frente parlamentar deverá discutir é o agronegócio e a monocultura de cana-de-açúcar, por exemplo. Para Simão Pedro, esse processo de modernização obriga o pequeno agricultor a deixar o campo e “engrossar as filas de desempregados” nas cidades.

“É dentro desse contexto que afirmamos a necessidade e a urgência de uma política agrícola aliada a um programa forte de reforma agrária e de incentivo e fortalecimento da agricultura familiar”, afirmou o líder petista.

Para Simão Pedro, um programa de reforma agrária deverá permitir as transferências de recursos para promover todos os assentamentos, além de garantir infra-estrutura, crédito, assistência técnica, educação e saúde para toda população do meio rural.

O lançamento acontecerá às 14 horas, no Auditório Franco Montoro, na Assembléia Legislativa de São Paulo.

Com informações da Folha de S.Paulo