Três mil pessoas protestaram no Rio contra política econômica

Quase 3.000 pessoas reunidas diante do Ministério da Fazenda se manifestaram ontem, 23, contra a política econômica do governo Lula e as reformas que retiram direitos dos trabalhadores em um ato unificado. Uma passeata percorreu a Avenida Rio Branco, no centro do Rio, uma das principais da cidade, partindo da Candelária às 14 horas. Movimentos sociais, sindicatos, organizações do movimento estudantil e entidades da sociedade civil participaram da ação. O ato fez parte da jornada “Nem um Direito a Menos”, que acontece em todo o país.

Os manifestantes fizeram quatro paradas ao longo do trajeto. Em frente à sede da Caixa Econômica Federal, protestaram contra a Emenda 3 e o bloqueio de recursos para a habitação popular. O ato também lembrou a inclusão, no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), de limitações na folha de pagamentos dos servidores públicos, que podem levar a um congelamento dos salários. A parada marcou ainda a luta dos bancários do Banco do Brasil contra a reestruturação da empresa, que levará a uma onda de demissões.

A parada seguinte foi em frente à Biblioteca Nacional, onde os manifestantes prestaram solidariedade às categorias de trabalhadores em greve (funcionários do Ministério da Cultura, da Biblioteca Nacional, Incra e Ibama). A seguir, pararam em frente ao prédio da Justiça Federal, ainda na Cinelândia, e lembraram a criminalização dos movimentos sociais, protestaram contra os despejos ilegais de famílias e contra a violência policial e pediram Reforma Urbana e o Passe Livre para estudantes.

A caminhada passou ainda pela sede da Companhia Vale do Rio Doce, cuja privatização vem sendo questionada pelos movimentos sociais e será objeto de um plebiscito popular em setembro. Os participantes do ato pedem a anulação da venda da ex-estatal Vale.

O ponto de chegada foi o Ministério da Fazenda, também no centro. Unificadas, as entidades exigiram o fim das reformas que prejudicam direitos dos trabalhadores e da juventude e também criticam a política econômica.

A ação foi coordenada em todo o país. Pelo menos 21 estados realizaram manifestações. No estado do Rio, durante a manhã de ontem, foram bloqueadas pelos trabalhadores rurais Sem Terra três rodovias federais: BR 101, na altura de Cardoso Moreira; BR 356, na altura de Morro do Coco; e BR 393, em Barra do Piraí.