Policia Federal instaura inquérito contra Stora Enzo
O Ministério da Justiça encaminhou à Polícia Federal, para abertura de inquérito, a denúncia de entidades do Rio Grande do Sul sobre a situação da empresa Stora Enzo, papeleira de capital internacional, que está adquirindo propriedades rurais gaúchas em faixas de fronteira.
A Stora Enzo estaria utilizando a empresa Azenglever Agropecuária Ltda, para adquirir áreas em faixas de fronteira sem passar pelo Conselho de Segurança Nacional. A empresa que estaria sendo utiilzada como “laranja” tem seu capital social todo registrado em nome de pessoa física brasileira. No entanto, faz parte da estrutura da empresa Derflin Agropecuária Ltda, de capital estrangeiro, pertencente à Stora Enzo.
Já existe um Inquérito Civil (158/2005), aberto pelo Ministério Público Estadual, para apurar a ilegalidade deste ato. Segundo a legislação brasileira, estrangeiros, para adquirir terras em áreas de fronteira, devem ser condicionados ao Conselho de Defesa Nacional, ligado à Presidência da República.
O pedido de abertura de inquérito para investigar a aquisição ilegal de terras em áreas de fronteira foi encaminhado pelo deputado federal Adão Pretto (PT/RS).